Diástase reto abdominal e pilates

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O QUE É?

Mais comum em mulheres que tiveram múltiplas gravidez, causando repetidos estiramentos dos músculos, a diástase reto abdominal é uma separação da linha média (linha alba) dos músculos reto da parede abdominal. É uma abertura da linha média, no abdome, palpável de mais de 2,5 cm, ou qualquer abaulamento visível durante esforço é considerado como uma diástase.

A diástase reto abdominal comumente ocorre ao redor do umbigo. Isso ocorre devido a uma fraqueza da musculatura abdominal junto com alterações hormonais maternas e aumento da tensão na parede abdominal pelo útero crescente. A diástase reto abdominal pode ocorrer em diferentes graus durante a gravidez e pode não resolver-se espontaneamente no período pós-parto.

Esta separação do músculo reto abdominal pode causar uma série de problemas. Sem a estabilização dinâmica que os músculos abdominais fornecem, a fraqueza na parede abdominal pode comprometer a estabilidade corporal e a mobilidade, contribuindo para o aparecimento de dor nas costas, comprometendo a postura, além de problemas estéticos.

As dores na lombar ou na região pélvica são as manifestações mais comuns de uma diástase reto abdominal. Como ocorre uma perda de efetividade nas transferências de forças, uma mãe somente deve voltar a praticar esportes após um tratamento efetivo. Isso se deve porque se iniciarmos nestas atividades sem estar com estratégias corporais adequadas para a função, a preservação da continência, apoio dos órgãos e da respiração, fatalmente ocorrerão outros tipos de lesões e, muitas vezes, estas lesões não serão relacionadas com a diástase. Caso você tenha o diagnóstico de diástase, é preciso tomar algumas precauções durante a pratica de exercícios e outras atividades.

TRATAMENTO

O tratamento deve ser realizado com exercícios terapêuticos específicos, dirigidos por um Fisioterapeuta ou profissional de saúde bem familiarizado com diástase reto abdominal. Tais exercícios visam o fortalecimento dos músculos profundos do core, como o transverso do abdome e os músculos do assoalho pélvico. Exercícios abdominais mal executados podem causar um aumento na pressão intra-abdominal, esta força pode causar mais separação dos retos, e respectivamente piorar a diástase ou ocasionar uma hérnia. Por isso, é importante monitorar diástase antes de prescrever qualquer exercício.

Fonte: Adaptado da Revista Pilates

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